Desde a sua génese, em 2011, que a empresa de comércio de frutas e legumes Eporifrutas se dedica ao abastecimento de navios cruzeiro, trabalhando hoje com vários armadores. Não é de estranhar, por isso, que para a recente viagem inaugural do Mein Schiff 2 (MS2), que partiu de Kiel, Alemanha, tenha sido escolhida a empresa portuguesa para o fornecimento dos hortofrutícolas.A operar em todos os portos marítimos nacionais e europeus, a Eporifrutas tem vindo a reforçar a liderança no serviço de abastecimento a navios cruzeiro. Actualmente abastece diretamente para os principais armadores mundiais, assegurando também toda a gestão documental alfandegária, assim como o serviço de entregas com temperatura controlada.
“Os abastecimentos oscilam de navio para navio mas, em média, cada um situa-se entre as 12 e as 30 toneladas de frutas e legumes”, explica à Supply Chain Magazine Gerardus Brands, o responsável pela logística da Eporifrutas.
O mesmo responsável esclarece que os abastecimentos em território nacional são regra geral constituídos por entregas mais pequenas, “normalmente para colmatar uma falha de um abastecimento anterior realizado pelo navio”.
Os principais portos de abastecimento para a Eporifrutas são Lisboa, Funchal, Málaga, Cádiz, Barcelona, Civitavecchia (Roma), Southampton, Amesterdão, Kiel, Bremmerhaven e Hamburgo. O transporte é realizado maioritariamente por rodovia, sempre em temperatura controlada, à excepção da ilha portuguesa, para onde fazem o envio contentorizado dos produtos frescos por via marítima, sempre em condições similares.
Fonte: www.supplychainmagazine.pt